segunda-feira, 29 de abril de 2013

Prende ou solta??

Boa noite

Venho passando por situações nada legais com Sophia :/
Ultimamente ela tem prendido o coco, isso mesmo ela prende. Não é prisão de ventre, ela tem prendido mesmo e com isso acaba ressecando o coco e ai já viu é aquele sufoco. Dia desse não teve como é tive que colocar um supositório de glicerina, só assim foi... (não gosto muito, mais depois de ver ela gritando de dor foi a solução.)


Conversei com médico dela ele recomendou verduras, legume e tudo que a gente já sabe que ajuda e tambem me receito Muvilax é um laxante light  mais mesmo assim tem dias que ela n faz. Hoje ja faz 4 dias que ela n faz e to eu recorrendo a tudo. 

Primeiro estou mudando toda alimentação dela. Não esta sendo fácil, mais estou tentando. Como radicalizar uma criança de 2 anos a mudar todos os seus hábitos para ajudar a fazer o nº2?! Ir no tempo dela, não tem como. E é isso que estou fazendo...

Comecei a recorrer a tudo. Acabei criando uma listinha do que ajuda e do que não ajuda. As mamães que estão passando por isso, espero ajudar :)


ALIMENTOS LAXANTES ("SOLTAM O INTESTINO") 
Mamão, Abóbora, Almeirão, Pão de centeio, Repolho, Jaca, Laranja, Abacate, Banana nanica, Uva, Aveia, Melão, Arroz integral, Pão integral, Macarrão integral, Pepino, Figo, Couve, Espinafre, Ervilha, Ameixa, Vegetais folhosos, Melancia, 
Lentilha, Pimentão, Alface, Agrão, Iogurte, Feijão, 
Jiló, Manga, Vagem, Milho e Abacaxi. 


ALIMENTOS OBSTIPANTES ("PRENDEM O INTESTINO") 
Arroz, Mandioca, Bolacha água e sal, Cará, Cenoura cozida, Caju, Biscoito, Gelatina, Pão branco, Maçã sem casca, 
Banana prata, Banana maçã, Maisena, Batata salsa, Limão, Goiaba sem casca, Batata. 


ALIMENTOS FLATULENTOS ("PRODUZEM GASES") 
Agrião, Acelga, Cebola, Alho, Brócolis, Couve, Jabuticaba, Melão, Melancia, Ervilha, Feijão, Lentilha, Milho, Pimentão, 
Pimenta do reino, Repolho,Rabanete, Batata doce, Leite, Queijos temperados, Abacate, Nozes, Ovos, Peixe, Mostarda, 
Nabo, Beterraba.


Procurando na internet no site Baby Center.com achei esse texto bem interessante e se enquadra muito bem com o que esta acontecendo.


Por que o intestino fica preso?

Existem várias possibilidades: 

Alimentação pobre em fibras. Se seu filho toma muito leite e derivados, por exemplo, e quase não come frutas, verduras e grãos integrais, pode acabar ficando com prisão de ventre. 

Medo de fazer cocô. Pode acontecer de a criança começar a segurar o cocô, por associar o ato de defecar com algo doloroso (pode ser que uma vez tenha doído), ou para não correr o risco de um acidente, se está em processo de desfraldamento. 

Trata-se nesse caso da chamada "auto-obstipação". Observe seu filho. Se ele faz toda a cara de que quer fazer cocô, se contraindo, ficando com o rosto vermelho, mas nada acontece, talvez ele esteja segurando as fezes. É bom conversar com o pediatra para adotar uma estratégia que faça a criança dissociar o ato de fazer cocô de uma experiência dolorosa. O médico pode receitar algum tipo de laxante leve. 

Outro problema é que às vezes a criança não fica o tempo suficiente sentada no penico ou vaso sanitário para esvaziar totalmente o intestino. As fezes podem se acumular, levando a um cocô mais duro e mais difícil de eliminar, o que só aumentará o problema. 

Desidratação. Um dos motivos de prisão de ventre pode ser a ingestão insuficiente de líquido. 


Pouca atividade física. A movimentação do corpo aumenta a irrigação sanguínea do sistema digestivo. Se ele não fizer muita atividade física, pode ter dificuldade na hora de fazer cocô.  "

Quando ela começou com isso de prender até pensei que era a hora de desfraldar e comecei a tentar, mais ela não evoluiu e a creche falou para aguardar mais um pouco e irmos juntos alterando a alimentação para fazer com que ela faça sem conseguir prender. Enfim, vamos tentar e espero logo conseguir resolver esse probleminha! :)

4 comentários:

  1. Consegui resolver o problema de hoje. Suco de ameixa com melancia, adorou e resultado IMEDIATO!

    Fomos no Dr. Ronaldo Madruga Homeopata e pediatra que me deu muita luz e uma nova reeducação de nutrientes que estavam faltando pra ela :)

    Agora é ir a lutar e nos reeducar !!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa passei por isso esses dias..., A minha filha de 2 anos e 5 meses ficou 5 dias sem conseguir fazer o numero 2.... levei ao médico teve que fazer lavagem,,, Foi de doer meu coraçao.. essa lista vai me ajudar muito.. Valeu as dicas...

    ResponderExcluir
  3. Tenho duvidas sobre a banana Nanica... uns fala que prende...

    ResponderExcluir
  4. Minha filha tem anomalia anoretal então e aquela luta ela tem 7 meses mim ajudam oque da de comer.

    ResponderExcluir